DO ENSINO À CULTURA: Proposta de Intervenção no prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, Natal/ RN
Palavras-chave:
Restoration; Cultural Center; Augusto Severo School Group.Resumo
O artigo trata de uma intervenção no Grupo Escolar Augusto Severo, situado no bairro da Ribeira, Natal – RN, onde hoje prevalece uma forte vocação cultural. Foi elaborado esse projeto de intervenção para dar vida a um prédio, que teve uma grande participação no âmbito da educação e cultura e na própria construção do bairro, se mantendo de pé até hoje, porém abandonado. O objetivo geral deste consiste em projetar um Centro Cultural Alberto Maranhão, na Ribeira, Natal/RN. Já os objetivos específicos são: conhecer a história e a realidade do bairro atualmente, com a finalidade de entender a sua história e seus marcos ao longo do tempo, e como se manifesta no seu contexto atual; conhecer os usuários que vão usufruir do centro cultural e entender as necessidades quanto usuário, e como estas puderam ser incorporadas ao projeto; pesquisar referências diretas e indiretas sobre outros centros culturais, para absorver pontos positivos e conhecer os negativos, enriquecendo o trabalho através de observações concretas para aplicação no projeto da edificação; e por fim, embasar o projeto na teoria de Cesari Brandi, não criando falsos históricos e levando em conta sempre a autenticidade do prédio. Para o alcance dos objetivos específicos foram realizadas pesquisas qualitativas, bibliográficas, estudos de caso, buscando referências diretas e indiretas e observando seus pontos mais relevantes. Com a investigação, pode-se reforçar ainda mais a importância da preservação de obras, prédio e sítios históricos; é gratificante se conhecer a história do local, pela arquitetura que a compõe.
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