Editorial
Resumo
Caros Leitores,
É com imensa satisfação que disponibilizamos a edição Especial da Carpe Diem 2018, decorrente das produções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela CAPES (Edital n. 61/2013) entre os anos 2016/2017.
É neste contexto que apresentamos os textos desse décimo sexto volume à comunidade acadêmica e científica. Para este volume, a revista traz seis artigos com temas voltados para a formação e prática docente durante as vivências no programa. O primeiro artigo aborda as contribuições do PIBID no combate ao mosquito Aedes aegytpinos espaços formais de ensino. O segundo artigo apresenta a relação e as implicações do PIBID, ENEM e da educação física escolar no ensino médio, através dos diálogos com fator que possibilita a melhoria do desempenho dos alunos no exame. O terceiro trabalho desse volume especial, explicitou a contribuição dos Três momentos pedagógicos na aprendizagem do conteúdo de sistema respiratório, utilizando-se de aulas dialógicas e atividades práticas durante as vivencias do PIBID Biologia. Ao analisarmos o quarto paper, o objetivo foi analisar e propor atividades práticas para o ensino de ciências na educação básica, de forma que possibilitasse a unicidade da relação teoria-prática e o aperfeiçoamento da formação do licenciando em ciências biológicas. Avançando, o quinto manuscrito foi resultado dos relatos de experiência pedagógica que analisou a percepção sobre os saberes indispensáveis a prática docente experimentada pelos bolsistas do PIBID de Educação Física. O sexto e último artigo desta edição especial, aborda considerações sobre a atuação do PIBID na gestão da aprendizagem escolar no Ensino Fundamental dos anos iniciais.
Esperamos que esta Edição contribua no desenvolvimento de todos os leitores. Fica então o convite à leitura dos trabalhos na certeza que as discussões gerem mais conhecimento.
Richard Medeiros de Araújo, Dr.
Editor – Chefe