FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ARTICULAÇÃO COM O TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA
Abstract
O presente artigo propõe refletir sobre o processo de construção da identidade de adolescentes inseridos no mercado de trabalho, através do “Programa Jovem Aprendiz”. Problematiza as implicâncias do programa identificando a realidade social dos participantes e investigando a motivação de entrar precocemente no sistema produtivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis adolescentes. A análise do discurso realizou-se a partir do referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica. Compreende-se a construção da identidade por meio de uma consciência marcada pelos valores e ideologias do sistema capitalista, emergindo ideias de consumo, anseios profissionais e sonhos de melhor qualidade de vida. Constatam-se contradições no Programa Jovem Aprendiz que surge como alternativa de capacitação dos jovens para ingressar no mercado de trabalho, embora promova o fortalecimento da estratificação social. O ingresso ao mundo do trabalho reforça a formação da identidade individual dos jovens e os inclui na categoria identitária de trabalhadores.