ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEÓRIA E PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Keywords:
Atividades Práticas, Ensino de Ciências, Formação AcadêmicaAbstract
A introdução de atividades experimentais vem sendo sinalizada como uma possibilidade efetiva para melhorar o ensino e aprendizagem em ciências. Embora aplicadas com pouca frequência, são vistas e apontadas por diversos pesquisadores como uma das soluções para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em ciências. O trabalho teve como objetivos fazer um levantamento da ocorrência e dos tipos de atividades práticas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental II na escola de atuação do PIBID-UNIFACEX, possibilitar aos alunos Pibidianos, conhecer, vivenciar e interagir com a realidade escolar, através da investigação e desnevolvimento de atividades práticas e materiais didáticos, proporcionando espaços para uma reflexão sobre a mediação teórico prática da ação docente. A pesquisa foi realizada em 5 turmas do ensino fundamental II na disciplina de ciências. Foi aplicado um questionário semiestruturado contendo perguntas simples e objetivas, os mesmos foram analisados, calculando-se os percentuais das maiores tendências. Foi verificado que as atividades práticas nas aulas de ciências são raramente utilizadas, quando ocorrem em sua maioria são aulas demonstrativas, no entanto, quando desenvolvidas em sala de aula despertaram o interesse dos alunos pela disciplina de ciências e seus conteúdos, principalmente no que diz respeito a entender melhor os conteúdos vistos nas aulas expositivas. As atividades possibilitaram aos licenciandos conhecer e vivenciar a realidade escolar desenvolvendo, exercitando e articulando saberes da sua formação acadêmica e saberes construídos na vivência no cotidiano escolar.
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