PENSANDO O PROCESSO AVALIATIVO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIFACEX
Keywords:
Avaliação, Educação física, PIBIDAbstract
O presente trabalho trata da relação entre educação física escolar, Pibid e avaliação da aprendizagem. O objetivo desse estudo foi relatar o processo de avaliação durante o segundo bimestre letivo de 2017 com alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, assim como, destacar alguns saberes indispensáveis a prática docente experimentados pelos bolsistas do Pibid de Educação Física do Centro Universitário Facex/Unifacex. A metodologia é um relato de experiência pedagógica, realizado durante o segundo bimestre letivo de 2017, de 18 de maio à 28 de julho, compreendendo 16 aulas presenciais, ministradas nas quintas e sextas. Com base nos resultados, constatou-se o bom desempenho quanto à frequência; um comportamento considerado mediano com algumas participações mais enfáticas de alguns estudantes e menos por partes de outros, respeitosos em relação aos bolsistas e ao professor regente da turma; e um baixo rendimento em relação às notas de trabalhos e provas. Diante do que foi exposto, pôde-se concluir que o processo avaliativo é de suma importância para acompanhar a aprendizagem dos educandos, tendo em vista que a partir da avaliação podem surgir novas estratégias para a condução das aulas, já que os fatores de dificuldades vão aparecendo durante o processo de ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento tende a buscar novas alternativas para que o aluno aprenda, assim como o Pibid é fundamental para o processo de formação docente.References
BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Planejamento da avaliação escolar. Pro-Posições, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 19-27, mar. 2016. ISSN 1982-6248. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644114/11552>. Acesso em: 11 set. 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, Luiz Antônio Silva Campos. Didática da Educação Física. 2. São Paulo: Ed. Fontoura, 2016.
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l], v. 19, n. 39, p.49-64, jan/abr, 2008.
DARIDO, Suraya. A avaliação da educação física na escola. UNESP, [201-]. p. 127-141.
DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
DATRINO, Roberto Cezar; DATRINO, Iraci Ferro; MEIRELES, Pedro Henrique. Avaliação como processo de ensino-aprendizagem. Revista de Educação, Valinhos, v. 13, n. 15, p.27-44, jul. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143-151, june 2005. ISSN 1981-4690. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16590/18303>. Acesso em: 11 sep. 2017
GORLA, Márcia Eliana Belinato; PIRES, Magna Natalia Marin. O PAPEL DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Os Desafios da Escola pública paranaense na perspectiva do Professor Pde, [s.l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_mat_artigo_marcia_eliana_belinato.pdf>. Acesso em: 11 set. 2017
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Disponível em: <https://www.gestiopolis.com/avaliacao-aprendizagem-como-processo-construtivo-de-um-novo-fazer/>. Acesso em: 26 dez. 2017.
MELO, José Pereira de. Educação Física e critérios de organização do conhecimento. IN: NÓBREGA, Terezinha Petrucia (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da educação física. João Pessoal: Editora Universitária/UFPB, 2006.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 11 set. 2017.
SANTOS, Wagner dos; MAXIMIANO, Francine de Lima. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p.883-896, out./dez. 2013.