O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Palabras clave:
Escola, Educação inclusiva, Professor.Resumen
Dados do Censo Escolar no ano de 2014 indicam um crescimento expressivo de matrículas de alunos com deficiência e/ou transtornos globais em classes comuns na educação básica regular. Sendo assim, o objetivo deste estudo consistiu em verificar o processo de inclusão escolar desses alunos na rede regular de educação infantil e fundamental I a partir das falas dos professores. A investigação foi realizada com base na abordagem qualitativa. Foram entrevistados 6 professores da educação infantil e fundamental I de uma escola particular da zona sul da cidade de Natal/RN. Os dados obtidos foram tratados utilizando-se o método de análise de conteúdo, o qual tem sido muito usado para análise das produções de linguagem. Os resultados revelaram uma necessidade de ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da educação inclusiva por parte dos professores. Percebeu-se ainda a importância da escola em desenvolver um trabalho que não somente inclua o aluno em seus aspectos sociais, mas também educacionais. Além disso, notou-se por parte dos participantes a preocupação em promover um maior envolvimento parental nesse processo de inclusão. Verificou-se, portanto, que a inclusão do aluno com deficiência ainda demanda muitos desafios para a equipe escolar, principalmente, para os professores.
Citas
BASTOS, M. B.; KUPFER, M. C. M. A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos da Clínica, 2010, Vol. 15, n° 1, 116-125.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
_______. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE|CEB n°2, de 11 de setembro de 2001. Diário Oficial da União. Brasília, 14 set. 2009.
_______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. MEC|SEESP, 2008.
_______. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, 6 jul 2015.
BUENO, J. G. S.; MELETTI, S. M. F. Educação infantil e educação especial: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Contrapontos, v. 11, n.3, p. 278-287, dez. 2011.
DIAS, M. A. L.; ROSA, S. C.; ANDRADE, P. F. Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicologia USP. Volume 26, número 3, p. 453-463, 2015.
MARTINS, L. A. R. A inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down: o que pensam os professores? Natal, RN: EDUFRN. 2008.
OLIVEIRA, A. A. S.; LEITE, L. P. Educação inclusiva e as necessidades educativas especiais. In: MANZINI, E. J. Educação especial: temas atuais. Marília: Unesp, 2000.
SEKKEL, M. C.; ZANELATTO, R.; BRANDÃO, S. B. Ambientes inclusivos na educação infantil: possibilidades e impedimentos. Psicologia em estudo, Maringá, v. 15, n. 1, p. 117-126, jan./mar. 2010.
SEKKEL, M. C.; L. D. MATOS. Educação inclusiva: formação de atitudes na educação infantil. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 1, Janeiro/Abril de 2014: 87-96.
VICTOR, S. L. Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação infantil: narrativas de professores. In: Educação inclusiva: pesquisa, formação e práticas. MARTINS, L. A. R.; SILVA, L. G. S. (Orgs.). João Pessoa: Ideia, 2015.