ANÁLISE VISUAL DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS: NO BAIRRO DIX-SEPT-ROSADO
Palabras clave:
Loteamento, Precariedade, Coletivo.Resumen
O presente artigo objetivo a caracterização do loteamento Associação Comunitária Fala Favela 13 de maio, classificando-o quanto a sua precariedade e situação fundiária como regularidade e legalidade, e como isso se reflete na percepção visual da paisagem urbana no bairro Dix Sept Rosado. A metodologia utilizada se dividiu em três formas de análise: estudos bibliográficos; visita in loco e uma entrevista informal aberta com o presidente comunitário do loteamento. Para análise do loteamento foram observados pontos que determinam, ou não, a precariedade local, como por exemplo: acessibilidade, infraestrutura, habitabilidade das edificações e qualidade ambiental. De acordo com a análise realizada, pode-se perceber que a autoconstrução é fruto da falta de iniciativas públicas. A paisagem do bairro revela um forte contraste e mostra as diferenças socioeconômicas. Ou seja, percebe-se que há no referido bairro edifícios luxuosos convivendo com habitações em situações de elevada precariedade.
Citas
CARDOSO L. A. Assentamentos precários no Brasil: discutindo conceitos. In: MORAIS P. M. Caracterização e tipologia de assentamentos precários estudos de casos brasileiros. Brasília: Ipea, 2016.
FERREIRA P. M. et al. Assentamentos precários no brasil: uma metodologia para estimação e análise. In: MORAIS P. M. Caracterização e tipologia de assentamentos precários estudos de caso brasileiros. Brasília: Ipea, 2016.
MORAIS, M. P. et al. Caracterização e tipologia de assentamentos precários estudos de caso brasileiros. Brasília: Ipea, 2016.
PANERAI P. Paisagens urbanas: Análise visual: os elementos da paisagem urbana. In: PANERAI P. Análise Urbana. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. Cap. 2, p. 30 - 36.
PEREIRA L. A. S. O programa favela-bairro: mais do mesmo? Quais as possibilidades para a superação dos “problemas” existentes na cidade do Rio de Janeiro? Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. [En línea].
Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de ago de 2010, vol.XIV, nº. 331 (54). Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-331/sn-331-54.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.