ALFABETIZAÇÃO AINDA É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES?
Palabras clave:
Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.Resumen
O artigo aborda sobre um estudo desenvolvido na iniciação científica, tendo como tema a alfabetização e o letramento. Tivemos como objetivo refletir as práticas pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. No estudo contamos com bolsistas e voluntários, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Facex - UNIFACEX, no desenvolvimento das ações. Foram investigados alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental na faixa etária de 07 a 10 anos de idade, envolvendo duas escolas públicas e uma privada na cidade de Natal/RN. A pesquisa se caracteriza como estudo exploratório, considerando o seu objetivo e sua natureza. No processo do estudo aplicamos questionários com 05 professoras alfabetizadoras e realizamos atividades de leitura e escrita com as crianças das turmas do 1º ao 3º anos. O ponto de partida, para essa reflexão, foi às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de alfabetização, apontando as práticas pedagógicas desenvolvidas por alguns professores que não compreendem a construção da escrita, conforme defende os teóricos da psicogênese da língua escrita. Aprender a ler e a escrever é apropriar-se do código linguístico, tornando-se usuário da leitura e da escrita. Pensar e repensar a alfabetização nessa perspectiva requer do professor uma postura reflexiva; bem como, uma abertura para proporcionar ao aluno o trajeto da construção.Citas
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