Avaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na Educação De Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino do município de Espirito Santo (Rio Grande do Norte-Brazil)
Palavras-chave:
Basic education; Espirito Santo - RN; Pedagogical tools; Remote teaching; School community.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o plano de ação frente a pandemia de duas escolas da rede pública do Rio Grande do Norte, discutindo quais foram as estratégias que a comunidade escolar levantou para maximizar o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Ambos os planos de ação são muito claros quanto a importância de um plano dinâmico que seja constantemente revisado para atender a toda comunidade escolar, tanto no que diz respeito ao trabalho dos professores, como facilitando o processo de ensino aprendizagem, como auxiliando as famílias com as atividades que serão desenvolvidas em casa. Estratégias, metodologias, ferramentas de ensino e prospecções foram apresentadas em ambos os planos para mitigar os impactos do isolamento social, entretanto, nenhuma atividade, tópico ou questionamento em especial é levantado nos documentos como medida ativa para trabalhar com os alunos da EJA, mesmo este sendo um dos grupos mais dinâmicos na comunidade escolar. Desta forma, é percebido que embora a comunidade escolar esteja trabalhando de forma efetiva para minimizar os impactos da pandemia sobre o sistema educacional, é necessário revisar de forma mais efetiva todos os setores da educação, em especial aqueles que já possuem histórico alto de evasão (como a EJA) para garantir que, de fato, toda a comunidade escolar possa enfrentar da melhor forma possível os problemas causados pela pandemia.
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