PIBID: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO PROFESSOR
Keywords:
Docência. Aprendizagem. IdentificaçãoAbstract
RESUMO
A reflexão que propomos sobre o papel do docente na relação do ensino e da aprendizagem foi constituída no processo de experiência, no período de 1 ano, no subprojeto do PIBID “Da leitura do mundo à leitura da palavra”, baseado nos fundamentos de Paulo Freire. O referido subprojeto tem como objetivo desenvolver uma intervenção educativa com alunos matriculados na rede pública em turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, que apresentavam problemas na alfabetização e no letramento. A decisão por este foco surgiu diante de análise da fala dos professores da rede pública em relação ao número acentuado de alunos que chegam ao 5º ano sem o domínio da leitura e da escrita, como também de dados apresentados pelo IDEB sobre o desempenho dos alunos neste ano de ensino. Os seis bolsistas que desenvolveram o trabalho foram se deparando na prática com as questões que definem o papel do docente no contexto escolar. Uma das questões que abordamos no grupo foi à concepção do Ser Professor. Vimos à necessidade de se discutir o papel desse profissional que mesmo em constantes desafios não deve perder o foco do seu importante valor. Afinal, qual o papel do professor na contemporaneidade? Qual é a importância do PIBID no processo de formação do professor? Para responder estas e outras questões elencamos a relação ensino e aprendizagem como sentido da prática docente, utilizando de alguns recortes do cenário Brasileiro e específico da rede pública de ensino.
References
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