EDUCAÇÃO FÍSICA, ENEM E PIBID: RELAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Alison Ayrton Nascimento Reis Centro Universitário Facex/UNIFACEX
  • Moaldecir Freire Domingos Junior Centro Universitário Facex/UNIFACEX
  • Anaximonias de Morais Varela Barca

Keywords:

Educação Física. Pibid. Enem. Ensino médio.

Abstract

Sabendo que a Educação Física por muitas vezes se encontra desvalorizada no meio escolar, da força que o Enem vem ganhando nos últimos anos, e dos objetivos do Pibid para melhorar a educação básica brasileira, o presente estudo traz como objetivo geral discutir as relações e as implicações existentes entre a componente curricular Educação Física, o Enem e o Pibid. Além dos objetivos específicos de: a) dialogar como o Pibid pode valorizar a Educação Física e o desempenho dos alunos do ensino médio no Enem; b) investigar como os subprojetos do Pibid de Educação Física estão atuando e compreendendo esta relação. Apresenta-se como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, realizando uma busca pelo Scielo, Google Acadêmico e periódicos específicos da Educação Física, a saber: Movimento, RBCE, Motriz, Motrivivência, Pensar a prática. Assim, foi possível discutir a produção de conhecimento sobre a relação e as implicações existentes nas aulas de Educação Física no ensino médio a partir do Enem e do Pibid. Como também desvelar sobre como os subprojetos do Pibid estão compreendendo, relacionando e fazendo as implicações necessárias nas aulas de Educação Física. Diante disso, concluímos que o Pibid pode atuar diretamente numa melhora da Educação Física no ensino médio, bem como contribuir no desempenho dos estudantes na prova do Enem. Além de que, poucos trabalhos e projetos estão sendo colocados em público sobre como os subprojetos de Educação Física do Pibid podem atuar na relação com o Enem.

Author Biographies

Alison Ayrton Nascimento Reis, Centro Universitário Facex/UNIFACEX

Graduando em Educação Física Licenciatura pela Unifacex e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Moaldecir Freire Domingos Junior, Centro Universitário Facex/UNIFACEX

Coordenador do Curso de Educação Física do Unifacex e Coordenador do subprojeto do Pibid de Educação Física do Unifacex.

Anaximonias de Morais Varela Barca

Supervisor de Campo do subprojeto do Pibid de Educação Física do Unifacex.

References

BARNI, M. J.; SCHNEIDER, E. J. A educação física no ensino médio: Relevante ou irrelevante? Instituto Catarinense de Pós-graduação, [S.l], v. 2, n.3, p.1-11, out. 2008.Disponível em:<http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-02.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.

BELTRÃO, J. A. A Educação Física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p.819-840, abr./jun. 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC,

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1998.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II: Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.

_______. Inep/mec. ENEM: Documento Básico. Brasília: Inep/MEC, 2002.

_______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEC, 2006.

_______. Matriz de Referência para o ENEM 2009. 2009. INEP/MEC. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/ENEM/downloads/2012/matriz_referencia_ENEM.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.

_______.PCN+ (ENSINO MÉDIO): Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, s/d

FÁBIS, L.C.; SANTOS FILHO, O.R.; A Educação Física no cursinho comunitário da UFSCar: o primeiro ano. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1 (Supl.1), S1-S523, jan../ mar. 2011

FERNANDES, A.; RODRIGUES, H. A.; NARDON, T. A. A inserção dos conteúdos de Educação Física no ENEM: entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia. Motrivivência, [s.l.], n. 40, p.13-24, 3 jul. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p13.

KOHL, H. G. Educação Física na Educação Básica e o novo ENEM: Novos desafios e novas possibilidades. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade SENAC, [N.i]. 2010. Recife: Anais... 2010

KUNZ, E. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí, RS: Ed. da Unijuí, 1991

LACERDA, G. S.; ARAÚJO, A. O.; MARINHO, M. da C. V. dos S. Projeto pré-ENEM 2014: Uma experiência do Pibid de educação física no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães/Jacobina-BA. In: XIX CONBRACE / VI CONICE, 2015, Vitória/es. Anais... S.l.: CONBRACE/CONICE, 2015. p. 1 - 3. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/schedConf/presentations>. Acesso em: 20 dez. 2017.

MATOS, G. S. et al. Projeto Enem: uma experiência do Pibid. In: XVIII CONBRACE / V CONICE, 2013, Brasília. Anais... S.l: CONBRACE / CONICE, 2013. p.1 - 3. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/schedConf/presentations>. Acesso em: 19 dez. 2017.

MEDINA, J. P S.; A educação física cuida do corpo... e "mente": Novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID - Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em: 19 dez. 2017.

________. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Brasília, 13 dez. 2007. Disponível em:<https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.

NEITZEL, A. de A.; FERREIRA, V. S.; COSTA, D. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. In: Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013, p. 98-121.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.

ROCHA, B. et al. A Diferença entre o estágio supervisionado e o pibid na formação inicial em educação física. IN: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais.... S.l: Realize, 2016. v. 1, p. 1 - 5.

SILVA, R. V. C. e. Educação física: identidade, saberes e prática pedagógica após a participação da disciplina no exame nacional do ensino médio. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo:

Cortez, 1992.

SOUZA JÚNIOR, O. M.; DARIDO, S. C.; As questões de Educação Física no Enem: um divisor de águas ou apenas mais um aspecto? Motriz, Rio Claro, v.17, n.1 (Supl.1), S1-S523, jan../ mar. 2011

UFJVM, Departamento de Educação Física. PIBID Educação Física seleciona bolsistas. Disponível em: <https://educacaofisicaufvjm.wordpress.com/category/pibid/>. Acesso em: 20 dez. 2017.

UFRB, Subprojeto Pibid Educação Física. Subprojeto. Disponível em: <http://pibideducacaofisicaufrb.blogspot.com.br/p/subprojeto_24.html>. Acesso em: 20 dez. 2017.

ZAGHI, F. H. L. da S. Educação física escolar e a prova do Enem: convergências e divergências. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Formação e Ação Profissional em Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.

________; ALVES, F. D.; Conteúdos da educação física escolar na prova do enem: um diálogo com a cultura corporal. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1 (Supl.1), S1-S523, jan./mar. 2011

Published

2018-03-26

How to Cite

Reis, A. A. N., Domingos Junior, M. F., & Varela Barca, A. de M. (2018). EDUCAÇÃO FÍSICA, ENEM E PIBID: RELAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(1), 11–28. Retrieved from https://facex.emnuvens.com.br/Revista/article/view/923