EDUCAÇÃO FÍSICA, ENEM E PIBID: RELAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Educação Física. Pibid. Enem. Ensino médio.Resumen
Sabendo que a Educação Física por muitas vezes se encontra desvalorizada no meio escolar, da força que o Enem vem ganhando nos últimos anos, e dos objetivos do Pibid para melhorar a educação básica brasileira, o presente estudo traz como objetivo geral discutir as relações e as implicações existentes entre a componente curricular Educação Física, o Enem e o Pibid. Além dos objetivos específicos de: a) dialogar como o Pibid pode valorizar a Educação Física e o desempenho dos alunos do ensino médio no Enem; b) investigar como os subprojetos do Pibid de Educação Física estão atuando e compreendendo esta relação. Apresenta-se como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, realizando uma busca pelo Scielo, Google Acadêmico e periódicos específicos da Educação Física, a saber: Movimento, RBCE, Motriz, Motrivivência, Pensar a prática. Assim, foi possível discutir a produção de conhecimento sobre a relação e as implicações existentes nas aulas de Educação Física no ensino médio a partir do Enem e do Pibid. Como também desvelar sobre como os subprojetos do Pibid estão compreendendo, relacionando e fazendo as implicações necessárias nas aulas de Educação Física. Diante disso, concluímos que o Pibid pode atuar diretamente numa melhora da Educação Física no ensino médio, bem como contribuir no desempenho dos estudantes na prova do Enem. Além de que, poucos trabalhos e projetos estão sendo colocados em público sobre como os subprojetos de Educação Física do Pibid podem atuar na relação com o Enem.Citas
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