ABORDANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO EM UMA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Keywords:
Sistema Respiratório, Momentos pedagógicos, Ensino de Ciências.Abstract
Esse trabalho teve como objetivos possibilitar uma reflexão crítica da prática docente e ao mesmo tempo contribuir para uma aprendizagem mais significativa em relação à morfofisiologia do sistema respiratório e sua relação com a saúde. A presente pesquisa foi efetivada em duas escolas localizadas em região urbana do município de Natal, RN, através do PIBID-UNIFACEX. Visando proporcionar uma abordagem mais contextualizada foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, sistematizada por Delizoicov (1991, 2002). Inicialmente, ocorreu a Problematização Inicial, onde foram utilizadas duas questões contextualizadas envolvendo o sistema respiratório. Em seguida, foi realizada uma Organização do Conhecimento, utilizando-se de aulas dialógicas e atividades práticas envolvendo os órgãos e estruturas do sistema abordado. Posteriormente, durante a Aplicação do Conhecimento, os estudantes elaboraram e socializaram os modelos didáticos representando o sistema respiratório. Os resultados positivos encontrados por meio desta pesquisa possibilitaram verificar que atividades desenvolvidas com a abordagem dos três momentos favorecem o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos discentes adquirir conhecimentos mais elaborados sobre os conteúdos explorados, capacitando-os a utilizar estes conhecimentos em situações reais do seu cotidiano.
References
ARAÚJO, F. C. et al. Uma Proposta Metodológica De Ensino Em Ciências: Os Três Momentos Pedagógicos. In: V Fórum internacional inovação e criatividade, 5. Palmas – TO, 2013. Anais... TO: Imprensa: INCREA, 2013.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D.. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p.
CAVALCANTE, B. P. et al. Construindo o sistema nervoso humano: utilização de modelos e modelagens como prática alternativa no ensino de ciências. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015.
DELIZOICOV, D. "Problemas e problematizações." In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora UFSC, 2005.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DIAS-DA-SILVA, C. D. et al. Aprendendo sobre o corpo humano: contribuições do pibid para o ensino de ciências. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 14, n. 1, p. 17-30, 2016.
EMERICH, C. M. Ensino de ciências: uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água. 2010. 156 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
FERREIRA, N. P.; DIAS-DA-SILVA, C. D. Praticas educativas no ensino de Ciências e Biologia: propostas didáticas para a educação básica. Alemanha: Novas edições Acadêmicas, 2017.
FERREIRA, N. P.; DIAS-DA-SILVA, C. D.; COSTA, I. A. S. OS modelos didáticos no ensino de biologia celular: uma proposta para evidenciar e superar concepções alternativas. In: FERREIRA, N. P.; DIAS-DA-SILVA, C. D. Praticas educativas no ensino de Ciências e Biologia: propostas didáticas para a educação básica. Alemanha: Novas edições Acadêmicas, 2017.
FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GEHLEN, S. T; MALDANER, O. A; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011, 119 p.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU – Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: Um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis. Universidade federal de Santa Catarina. 2010. 213p.
MUENCHEN, C; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, 2014.
NASCIMENTO, L. C. S. et al. O uso de modelização como estratégia didática no ensino de platelmintos. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 13, n. 1, p. 93 – 106, 2015.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.
PAGEL, R. U.; CAMPOS, L. M. BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v.10, n. 2, p. 14-25, 2015.
RIBEIRO-JUNIOR, W. A. Aprendendo sobre o sistema digestório utilizando metodologias alternativas de ensino. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015.
SOUZA, A. P. S.; SOUZA, J. C. A importância da didática no ensino de ciências. Revista FACISA ON-LINE, v. 3, n. 3, p. 20-35, 2014.
SOUZA, R. G. et al. Aprendendo sobre o sistema respiratório de forma dinâmica e interativa. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015.
VINHOLI-JÚNIOR, A. J.; PRINCIVAL, G. C. Modelos didáticos e Mapas conceituais: biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do IFMS. In: Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional. 2013. Anais... Natal, IFRN, 2013.