ABORDANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO EM UMA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Palabras clave:
Sistema Respiratório, Momentos pedagógicos, Ensino de Ciências.Resumen
Esse trabalho teve como objetivos possibilitar uma reflexão crítica da prática docente e ao mesmo tempo contribuir para uma aprendizagem mais significativa em relação à morfofisiologia do sistema respiratório e sua relação com a saúde. A presente pesquisa foi efetivada em duas escolas localizadas em região urbana do município de Natal, RN, através do PIBID-UNIFACEX. Visando proporcionar uma abordagem mais contextualizada foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, sistematizada por Delizoicov (1991, 2002). Inicialmente, ocorreu a Problematização Inicial, onde foram utilizadas duas questões contextualizadas envolvendo o sistema respiratório. Em seguida, foi realizada uma Organização do Conhecimento, utilizando-se de aulas dialógicas e atividades práticas envolvendo os órgãos e estruturas do sistema abordado. Posteriormente, durante a Aplicação do Conhecimento, os estudantes elaboraram e socializaram os modelos didáticos representando o sistema respiratório. Os resultados positivos encontrados por meio desta pesquisa possibilitaram verificar que atividades desenvolvidas com a abordagem dos três momentos favorecem o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos discentes adquirir conhecimentos mais elaborados sobre os conteúdos explorados, capacitando-os a utilizar estes conhecimentos em situações reais do seu cotidiano.
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