A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA QUANTIQUALITATIVA NO PLANEJAMENTO DE PRATICAS EDUCACIONAIS EXITOSAS: A AÇÃO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX
Palabras clave:
Pesquisa quantiqualitativa. Práticas Educacionais. PlanejamentoResumen
A pesquisa se caracteriza por analisar a eficácia da aplicabilidade da abordagem quantiqualitativa em investigações científicas que visam o diagnóstico social (econômico e cultural), em especial o levantamento do perfil dos sujeitos envolvidos na prática educativa, para um planejamento exitoso. A realização de diagnóstico do perfil do aluno, prevista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), visa o reconhecimento do público beneficiado com as práticas educativas. Neste contexto, a pesquisa de levantamento realizada na Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel – Natal/RN inferiu diretamente no planejamento das ações do Projeto de Educação Física /PIBID- UNIFACEX, na referida escola. Desta feita, o artigo problematiza a relevância da pesquisa quantiqualitativa como ferramenta de trabalho no planejamento docente. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa exploratória-descritiva, de levantamento, com aplicação de questionário misto para todas as turmas acompanhadas pelo Projeto, o que caracteriza-se como censo. Cabe ressaltar que o estudo desse instrumento de coleta de dados, bem como da abordagem utilizada, se deu por meio de pesquisa bibliográfica em tratados de metodologia científica. O resultado apontou para a necessidade de utilização de pesquisas-diagnóstico no processo de planejamento docente, uma vez que a pesquisa quantiqualitativa permite uma visão mais detalhada do público a que se destina a prática educativa. No caso da Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel, o levantamento de dados levou a modificação do planejamento prévio estabelecido no Projeto, uma vez que dados ocultos foram peça-chave para a reflexão da prática.
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