APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID PARA O ENSINO DE CIÊNCAS.
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Abordagens metodológicas. Aprendizagem.Resumo
RESUMO: As modalidades didáticas e abordagens metodológicas inovadoras são formas pelas quais os professores utilizam para chamar a atenção dos discentes em suas práticas pedagógicas. Diversas pesquisas na área do ensino de Ciências têm abordado o levantamento e desenvolvimento de conhecimento e materiais didático-pedagógicos alternativos, considerando a realidade na qual o discente encontra-se, seu contexto social e cultural. Esse trabalho teve como objetivos aguçar a curiosidade dos discentes, facilitar e contribui para a compreensão dos conhecimentos relacionados a morfofisiologia dos sistemas corporais. As atividades ocorreram através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da instituição de ensino UNIFACEX. Utilizou-se a proposta educacional dos três momentos pedagógicos de Paulo Freire. Um planejamento prévio com sequências didáticas para o desenvolvimento de atividades compatíveis com as necessidades de cada turma foi elaborado. A abordagem dos três momentos de ensino e diferentes modalidades didáticas possibilitaram aos alunos uma formação mais crítica e consciente voltada para construção da cidadania, além de contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica dos bolsistas do PIBID/UNIFACEX permitindo-lhes vivenciar as dificuldades do dia-a-dia no cotidiano escolar.
Palavras-chaves: Ensino de Ciências. Abordagens metodológicas. Aprendizagem.
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