A SEXUALIDADE COMO TEMA MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Keywords:
Educação Sexual. Saúde. Aprendizagem Escolar.Abstract
O presente artigo com o título “A Sexualidade como tema mediador do processo de ensino-aprendizagem de biologia, aborda a promoção da educação sexual no ambiente escolar. Tivemos como objetivo conscientizar os jovens sobre as práticas sexuais saudáveis através dos conteúdos da matriz curricular especificamente discutir o sistema reprodutor masculino e feminino; conhecer as principais DST’S suas causas e consequências; reconhecer a necessidade do sexo seguro; esclarecer mitos e verdade sobre a sexualidade e informar sobre a importância do uso correto dos contraceptivos. Toda discussão será pautada respeitando a diversidade sexual. Para efetivação deste estudo tomamos como referencial teórico os conhecimentos de Dantas et al (1997), Jardim ( 2009), Brasil (1997) e outros que discutem esta questão. O campo empírico do nosso estagio realizado pelo Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi uma Escola da zona sul de Natal/RN com o 1° ano do Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa exploratória e questionário estruturado para coletar e analisar os dados. Através efetivação das etapas realizadas, torna-se evidente um resultado benéfico em relação aos jovens, uma vez que a realidade em que eles estão inseridos é bastante tendenciosa a práticas sexuais precoces. Acreditamos que demos o primeiro passo para desenvolvimento da educação sexual e da saúde no ambiente escolar, pois o conhecimento é a grande possibilidade de transformação na saúde e qualidade de vida dos alunos.
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