A SEXUALIDADE COMO TEMA MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Educação Sexual. Saúde. Aprendizagem Escolar.Resumo
O presente artigo com o título “A Sexualidade como tema mediador do processo de ensino-aprendizagem de biologia, aborda a promoção da educação sexual no ambiente escolar. Tivemos como objetivo conscientizar os jovens sobre as práticas sexuais saudáveis através dos conteúdos da matriz curricular especificamente discutir o sistema reprodutor masculino e feminino; conhecer as principais DST’S suas causas e consequências; reconhecer a necessidade do sexo seguro; esclarecer mitos e verdade sobre a sexualidade e informar sobre a importância do uso correto dos contraceptivos. Toda discussão será pautada respeitando a diversidade sexual. Para efetivação deste estudo tomamos como referencial teórico os conhecimentos de Dantas et al (1997), Jardim ( 2009), Brasil (1997) e outros que discutem esta questão. O campo empírico do nosso estagio realizado pelo Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi uma Escola da zona sul de Natal/RN com o 1° ano do Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa exploratória e questionário estruturado para coletar e analisar os dados. Através efetivação das etapas realizadas, torna-se evidente um resultado benéfico em relação aos jovens, uma vez que a realidade em que eles estão inseridos é bastante tendenciosa a práticas sexuais precoces. Acreditamos que demos o primeiro passo para desenvolvimento da educação sexual e da saúde no ambiente escolar, pois o conhecimento é a grande possibilidade de transformação na saúde e qualidade de vida dos alunos.
Referências
ALTMANN, Helena. A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social, Educ.rev.no.46 Belo Horizonte Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200012>Acesso em: 02/06/15
BERALDO, F. M.N. Sexualidade e escola: um espaço de intervenção, Scielo, campinas, vol.7, jun.2003 Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141385572003000100012&script=sci_arttext> acesso em: 02/06/15
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural e orientação sexual. 3 ed. Brasília: MEC, vol 10, 1997.
BRETAS, J. R. da S; SILVA, C. V. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3221-3228, 2011.
BRILHANTE, A. V. M; CATRIB, A. M. F. Sexualidade na adolescência. Femina, v. 39, outubro, 2011.
DANTAS, Heloisa, et al, Sexualidade na escola, a individualidade impedida: adolescência e sexualidade no espaço escolar, são Paulo, Summos, 1997, cap.3, p.50.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: O Cuidado de Si. Lisboa: Relógio d’Água Editores,1994
JARDIM, D. P; BRETAS, J. R. S. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira - SP. Rev. bras. enferm. Brasília, v. 59, n. 2, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200007&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 19 jul. 2009. doi: 10.1590/S0034-71672006000200007
LIMA, B. E; PAGAN, A. A. Sexualidade, saúde e educação: um panorama do contexto escolar. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010.
OLIVEIRA, D. L. Saúde e sexualidade na escola, porto alegre: mediação, 1998, cap.7, p. 97.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), AIDS, Disponível em: <http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2014/56677/boletim_2014_1_pdf_60254.pdf>acesso em: 18/05/15
REIS, G. V.; RIBEIRO, P. R. M. A orientação sexual na escola e os parâmetros
curriculares nacionais. In: RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Sexualidade e educação
sexual: apontamentos para uma reflexão. Araraquara: FCL/ Laboratório editorial; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2002. p. 81-96.